Nossa Senhora de Montserrat – A Lenda

17 de janeiro de 2024

“Segundo a Lenda, No ano de 880, num sábado ao pôr do sol na montanha de Montserrat, alguns pastores viram uma grande luz descer do céu, acompanhada de uma bela melodia.
No sábado seguinte, foram com os pais e a visão se repetiu.  Voltaram nos quatro sábados seguintes, acompanhados pelo pároco de Olesa, e todos perceberam essa visão.
Ao saber do que havia acontecido, o bispo, que estava em Manresa, marcou uma visita. E viram uma caverna, onde encontraram a imagem de Santa Maria.
O bispo propôs movê-la prociscionalmente para Manresa, mas assim que a tiraram a imagem ficou tão pesada que não puderam movê-la.
O bispo interpretou isso como a vontade de Nossa Senhora de permanecer naquele lugar, e ordenou a construção de uma capela para Maria, que deveria ser venerada na montanha de Montserrat.”
Em 1025, o abade de Ripoll e bispo de Vic fundou um novo mosteiro na ermida de Santa Maria, o mosteiro de Montserrat.
Nossa Senhora de Montserrat,  “La Moreneta” assim chamada por sua cor, é uma escultura românica de madeira do século XII.
A Santa Imagem da Virgem em Majestade e do Menino Jesus sentado em seu colo. Nossa Senhora segura com a mão direita o orbe esférico, simbolizando o mundo, a criação. Sua mão esquerda, está  sobre o ombro do Menino Jesus, indicando que ele e o rei “onipotente é seu filho”. O Menino abençoa com a mão direita e com a esquerda segura uma pinha, sinal de prosperidade e fertilidade da vida.
  • Dia 27 de abril, celebra-se a festa de Nossa Senhora de Montserrat

Hoje, Montserrat recebe milhares de visitantes que o fazem por diferentes motivos como:
  • Peregrinação,
  • Para apreciar a paisagem natural,
  • Devoção a Virgem;
  • Admirar o património artístico ou
  • Simplesmente para fazer um passeio turístico.
Por esta razão, Montserrat não é apenas um lugar concebido por e para peregrinos, mas também um lugar aberto para qualquer um que venha visitá-lo.